Peregrinação a Santuário de Aparecida relembra história da menina cega

444

Segundo o professor e historiador Antônio Pascoal André, Dona Gertrudes Vaz morava com sua filha em Jaboticabal e seu irmão Malaquias ia sempre em peregrinação a Aparecida e depois contava para a sobrinha os milagres que ali se operavam. A menina pedia à mãe para irem também em peregrinação, mas eram muito pobres e não tinham recursos para a longa viagem. Confiando na Virgem Aparecida, elas se puseram um dia a caminho, pedindo esmolas para se manterem. Depois de semanas de viagem, ao chegarem próximo de Aparecida, de repente, a menina, que era cega de nascimento, afirma enxergar a igreja de Nossa Senhora Aparecida. A menina disse que uma luz clareou sua vista e passou a enxergar perfeitamente. Este caso deu-se no ano de 1874.
A graça que fez a menina cega de nascença enxergar inspirou a criação de uma pequena capela de taipa e pilão, que foi erguida quando ela e Dona Gertrudes Vaz retornavam para Jaboticabal. O nome da menina até hoje é desconhecido. O primeiro registro citado no Livro de Atas da Câmara Municipal fala dessa capelinha na Colina Santa, em 1895. Trata-se de uma das primeiras capelas a ser construída no Brasil em devoção à santa. O local passou por várias transformações e hoje é o Santuário de Nossa Senhora Conceição Aparecida.
Depois de 145 anos, uma dupla resolve fazer o mesmo trajeto da menina cega: Pedro Adriano Penariol e Luís Felipe Chioda Crialesi estão em peregrinação desde o dia 9 deste mês. Eles saíram do Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida em direção ao Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte (SP), que fica a 482 quilômetros de Jaboticabal.
A peregrinação da dupla está pautada no “Caminho da Fé” e um dia antes de sua partida Luís Felipe e Pedro Adriano foram abençoados pelo padre Rosinei Erasmo da Silva, reitor do Seminário e pároco de Nossa Senhora Conceição Aparecida, durante a missa no Santuário.
Apenas no primeiro dia de caminhada, eles Seguem as imagens do dia 9 de agosto, Pedro e Luís percorreram 47 quilômetros, saindo do Santuário, em Jaboticabal, com destino a Dumont. “O cansaço e as dores são grandes, mas com Deus e Nossa Senhora Aparecida iremos conseguir!”,comentou a animada e religiosa dupla, após o primeiro dia de peregrinação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.