Robótica do SESI volta a ser destaque

298

Quando o assunto é robótica, o SESI de Jaboticabal sempre deixa sua marca. A escola participou da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), prática – nível 2, em Ribeirão Preto e conseguiu a premiação de “OBR Maker”, que significa um prêmio relacionado à construção bem sucedida e elaborada de um robô. A equipe que competiu foi a SESI Jabuka Force, composta pelos estudantes Paulo César da Mata Júnior e Gabriela Nazário Fonseca, ambos do segundo ano do Ensino Médio do SESI.
O sucesso, no entanto, não parou por aí. O SESI participou também da OBR teórica – nível 5, que possui duas fases, nas quais três estudantes conseguiram avançar: Henrique Martucci Vidureto, do 3º ano do Ensino Médio; Wiliam Marcelino Moreira Ferreira Junior, do 2º ano do Ensino Médio; e Thaíssa da Silva Milanezi, também do 2º ano do Ensino Médio. Eles irão realizar hoje a prova da segunda fase, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
Segundo a escola, um dos objetivos da OBR é reconhecer e estimular os jovens em todo o território nacional. Como forma de reconhecimento à dedicação dos participantes, a OBR realiza todos os anos a distribuição de um grande número de medalhas e certificados na Modalidade Teórica, além de oferecer cursos gratuitos de robótica e apoiar alunos para a participação na Etapa Nacional. As premiações são conferidas de formas e com objetivos diferentes.
A OBR fornece certificados de diferentes naturezas aos participantes. Os certificados são fornecidos de forma digital (PDF) e estarão disponíveis para download no Sistema Olimpo na área do professor/tutor responsável e também na área de cada participante inscrito. Em casos especiais a OBR poderá fornecer também certificados impressos. Para efeito da emissão de certificados serão considerados alunos participantes apenas aqueles devidamente inscritos na base de dados da OBR e que tiverem presença confirmada nos eventos presenciais.
As possíveis premiações para estudantes que passem para a fase 2 são Minicurso de Robótica (uma das premiações atribuídas aos participantes que obtiveram o melhor desempenho no Nível 5 em cada estado, desde que não tenham tido contato com a robótica na prática) e vaga em curso da Unicamp.
O Minicurso de Robótica é realizado durante o evento da Etapa Nacional da Modalidade Prática, e tem como objetivo introduzir o estudante, que realizou a prova teórica, no mundo da robótica móvel inteligente, ensinando-o a projetar, programar e competir com robôs. Cada estado e o Distrito Federal tem pelo menos uma vaga garantida.
A proposta da Unicamp de permitir o ingresso por meio das medalhas olímpicas é inédita no país. Recebeu o nome de Vagas Olímpicas e ofereceu 90 das 3.340 vagas do vestibular para alunos medalhistas e que se destacaram em olimpíadas do ensino médio nas áreas de matemática, física, química, robótica e ciências. “Outros países, como os Estados Unidos, até consideram medalhas olímpicas na hora de avaliar o aluno para a universidade. Mas isso vem junto com outras coisas, como trabalho voluntário. Na Unicamp, vamos considerar apenas as medalhas”, afirmou José Alves de Freitas, coordenador do vestibular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.