Prefeitura de Jaboticabal resgata eventos culturais, campanhas e ações que marcaram épocas

368

À medida em que envelhecemos vamos ficando mais reflexivos, mas maduros emais sábios. Com as cidades acontece o mesmo: em época de aniversário vale a pena pensar o que foi melhorado, o que foi resgatado e o que deve ser mudado. Depois de ver a volta dos festivais de música, o projeto Quinta no Museu, Cinema nos Bairros, Réveillon no Lago, Show do Trabalhador, e outras ações, pedimos ao prefeito de Jaboticabal, José Carlos Hori, uma relação de atividades que marcaram a história de Jaboticabal e que foram resgatadas.
O prefeito listou várias iniciativas, a começar pela otimização do espaço da Concha Acústica, que tem sediado eventos dos mais diversos tipos (balé, música, teatro, etc.). Segundo ele, tudo começou com a apresentação do maestro João Carlos Martins e a Camerata Bachiana – um dos mais importantes maestros do mundo. “Foi uma noite mágica. Um grande presente para Jaboticabal”, comentou Hori, completando que desde a sua reinauguração, ocorrida em julho de 2015, foi a primeira vez que a Concha Acústica recebeu lotação completa. Todos os lugares foram ocupados e muitas pessoas assistiram a apresentação em pé. Cerca de 1.700 pessoas prestigiaram esse momento histórico de Jaboticabal.
A revitalização da praça Dr. Joaquim Batista, com a recuperação da tradicional Fonte Luminosa, e as atrações no período do Natal também foram citadas pelo prefeito. “A Praça Dr. Joaquim Batista é um ponto importante de nossa cidade, localizada em frente à nossa Catedral e o ponto de encontro de muitas famílias. Era preciso recuperar um dos cartões-postais da nossa cidade”, disse.
Outra inicitiva que contou com a adesão do público e foi muito elogiada foi o Jaboticabal Adventure, evento repleto de atrações e aventura para toda a família e amigos. “Para os mais nostálgicos, o acontecimento representou o resgate de uma tradição, fazendo relembrar os domingos em família no local. Já para os mais novos, o Jaboticabal Adventure soou como uma novidade gostosa. Em resumo, o evento agradou todas as idades e também atraiu gente da região para o aeroclube da cidade”, disse ele, referindo-se ao evento que teve paraquedismo, mountain bike, voos panorâmicos, exposição de carros antigos, trilhas de jipes, música ao vivo, e aeromodelismo.
Outra tradição listada pelo prefeito foi a volta do Casamento Comunitário. “No meu primeiro mandato, a Adriana comentou que gostaria de unir e formalizar a relação perante a lei os casais que já vivem juntos. Assim nasceu o casamento comunitário. Fico muito feliz por acompanhar de perto tantas histórias e participar deste momento tão importante”, ressaltou Hori.
Recentemente, o Festival Concha in Concert agitou Jaboticabal e fez muita gente reviver as boas épocas de festivais de música na cidade. Durante dois dias, a Concha Acústica relembrou o clima dos antigos festivais de música que eram realizados pela Unesp, naquele mesmo palco, nas décadas de 1970, 80 e 90.
O evento recebeu 46 músicas inscritas e, após três seletivas, apontou as três canções vencedoras. “Os festivais foram marcantes demais na nossa geração. Uma pena que hoje não seja mais comum incentivar a música autoral, os artistas da nossa terra. Nossa equipe trabalhou demais para reviver esta fase cultural tão gostosa do Brasil. Fiquei muito feliz por ver um encontro de gerações na Concha”, comentou Hori.
O Réveillon no Lago e o Show do Trabalhador também foram eventos que voltaram a acontecer. O primeiro é feito exatamente na noite da virada de um ano para o outro e o segundo, na véspera do dia 1o de Maio, data na qual é comemorado o Dia do Trabalhador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.