Professor da Fatec (Centro Paula Souza) dá dicas que ajudam você a cuidar das finanças

294

Dizem que para boa parte dos brasileiros o ano só começa de fato depois do carnaval. Para aqueles que vão colocar em prática as decisões do Ano Novo só a partir de agora, o professor da Fatec, Vagner Tavares, tem algumas dicas. “Prometemos fazer uma poupança, controlar gastos e evitar dívidas. Porém, na primeira oportunidade, acabamos cedendo às vontades e gastando mais do que deveríamos”, disse.
O professor fala que não existe fórmula mágica, mas sim planejamento, organização e execução. “Em primeiro lugar, pare e pense: quais são suas metas? O ideal é planejar as finanças a curto, médio e longo prazo. Para quem está começando, é uma boa ideia sentar uma vez por semana para organizar-se e checar gastos, extratos de bancos e contas a pagar”, afirma. O hábito não vem do dia para a noite, mas pode ser construído aos poucos e se transformar em rotina.
No entanto, não basta só planejar, é preciso colocar em prática as ideias para alcançar as metas desejadas. O consumo consciente e ético é uma prática. “Antes de comprar qualquer coisa, faça a si mesmo as seguintes perguntas ‘eu preciso disso agora?’, ‘eu tenho recursos financeiros para isso?’. Parece óbvio, mas muitas pessoas se perdem na possibilidade de dividir o valor de uma compra em prestações e acabam gastando mais que o salário, se apoiando no valor bruto do pagamento recebido e na vantagem de curto prazo do cheque especial. Se você tem dívidas, deve honrá-las para evitar situações desagradáveis que podem formar uma bola de neve”, diz.
Para evitar gastos desnecessários, pesquisa é essencial. Nessas horas, a internet é uma aliada desde que as compras sejam feitas em sites seguros.
Reserve parte de seu salário. Tenha em mente que a primeira pessoa que você deve pagar é você mesmo. Para isso, guarde parte do seu salário, todo mês. Esse dinheiro é importante para obstáculos e imprevistos que podem ocorrer em diferentes momentos da vida. “No curto prazo, é importante poupar para o caso de desemprego ou conserto de algum eletrodoméstico, por exemplo. A médio prazo, o valor guardado pode quitar uma casa ou carro e evitar problemas com financiamentos. Já no longo prazo, a poupança se transforma em segurança para uma velhice tranquila”, comenta Tavares.
Ele aconselha, ainda, estudar educação financeira. “É importante observar o próprio estilo de vida, sua realidade e objetivos, antes de pensar nas formas de investir”, aconselha o educador. “Para isso, é preciso ter consciência de aonde você quer chegar e estudar a situação: leia notícias, converse com pessoas diferentes e planeje seu futuro.”
Economizar, ser cauteloso e planejar é importante, mas onde fica a diversão? “Muitas pessoas se preocupam em poupar a vida toda deixando para o futuro uma viagem, um restaurante diferente, um programa especial. Mas é importante comemorar quando uma meta é atingida.” A dica, então, é: fez o pé de meia que queria? Aproveite e comemore.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.