Semana da Consciência Negra

16

O Departamento de Cultura e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo se uniram para trazer para Jaboticabal a exposição “A Arte Negra na Cultura Brasileira”, do ilustrador e designer gráfico Elifas Andreato. Com mais de 50 anos de carreira, Andreato se destacou como criador de capas de discos para os mais importantes nomes da MPB, produzindo em torno de 400 trabalhos ao longo da carreira.
A exposição contempla trabalhos realizados pelo artista que reforçam a importância do negro na sociedade por meio da arte e da cultura, e faz parte da programação da Semana da Consciência Negra de 2019. São 12 painéis de tecido medindo 1,5m x 1,95m que estão expostos no saguão de entrada do Paço Municipal desde esta segunda-feira e ficam até hoje, seguindo para a Fatec Jaboticabal, onde ficam até o dia 30 deste mês.
“O que seria uma semana foi estendido para quase uma quinzena e as ações acabam juntando-se a outras datas comemorativas de novembro, enriquecendo ainda mais o calendário. A data é muito significativa para a população brasileira e não deve ser lembrada apenas no dia 20 de novembro e sim todos os dias do ano”, diz José Mário de Oliveira, diretor de Cultura.
Ele informa que a exposição fotográfica “Fé, Luz e Resistência”, com fotos de Rafaela Gabriel, realizadas durante os trabalhos no Templo de Culto Sagrado “Filhos do Caboclo Ubirajara”, de Jaboticabal, e também no CAE – Centro de Auxílio Espiritual “Filhos de Aruanda”, de Ribeirão Preto, fez parte da programação e ficou até nesta quarta-feira, dia 20, no Prédio Central da Unesp de Jaboticabal.
A mostra de livros de autores afrodescendentes, pertencentes ao acervo da Biblioteca Municipal “Júlia Luiz Ruete” esteve à disposição durante toda esta semana e termina hoje. Ontem, a fachada da Escola de Arte “Prof. Francisco B. Marino foi embelezada pela exposição virtual com projeção noturna com fotos das exposições “Fé, Luz e Resistência”, “África em Nós” e “A Arte Negra na Cultura Brasileira”.
Amanhã tem Roda de Capoeira, na Praça Nove de Julho, às 10h. Às 20h30, tem Baile da Consciência Negra, promovido pela Equipe Samba de Elite, no Centro de Recreação Edson Martini (Lazer na Terceira Idade).
De 25 a 30 de novembro, a exposição fotográfica “Fé, Luz e Resistência”, com fotos de Rafaela Gabriel, ficará no hall do Paço Municipal, com visitação das 8h às 17h. Dia 26 de novembro, acontece a mesa redonda “Os desafios das religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras”, no auditório do Senac Jaboticabal, às 19h30. No dia 30 de novembro, tem Sarau PontoP, com roda de conversa, poesia, música, exposição de fotos e projeções, na Biblioteca Municipal, às 19h.
A I Semana da Consciência Negra, promovida pelo Diretório Acadêmico Fernando Costa, da FCAV/Unesp Jaboticabal, também termina hoje. Ela começou na segunda e contou com palestras, música, intervenções artísticas, exposições fotográficas e muito mais. Na quarta-feira, dia 20, data da Consciência Negra, aconteceu o 4º Chá Cultural da Consciência Negra, no Centro de Convenções. Ontem teve sarau com Oficina de Abayomi e hoje, às 17h30, tem o CineFCAV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.