Semana Lixo Zero

360

Na terça-feira, dia 22, de manhã a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os veterinários residentes da Unesp, promoveu novamente a palestra “Prevenção: Combate à dengue – Destinação correta de resíduos. Educação em Saúde na sala de espera”, desta vez nos CIAFs V e VII. Houve também uma ação de “Desenvolvimento da Cidadania”, com recolhimento de lixo nas proximidades da EMEC “José Abdo Chueire”.
Na quarta-feira, dia 23, a mesma palestra dos dias anteriores foi ministrada na na Estratégia de Saúde da Família Tereza Barbosa. Uma gincana de Consumo Responsável foi realizada com os alunos da instituição Olhos da Alma, em parceria com o Colégio Objetivo. Na quarta, teve também confecção de cartazes na EMEC “José Abdo Chueire”.
Ontem, todas as escolas municipais que têm educação infantil levaram seus alunos para uma “Passeata Lixo Zero”, no entorno das escolas, à tarde. A EMEC “José Abdo Chueire” promoveu uma atividade chamada “Reaproveitamento: que nem tudo é lixo”, na qual realizou uma receita de bolo com cascas de laranja. E ontem também teve “Oficina de Compostagem Doméstica”, com apresentação do conceito de compostagem e suas variações; redução da geração de resíduos; montagem e manejo, com a professora Fernanda Acre, bióloga. A oficina aconteceu das 19h30 às 21h, no auditório do Senac Jaboticabal.
Hoje tem a palestra “Prevenção: Combate à dengue – Destinação correta de resíduos. Educação em Saúde na sala de espera”, nos CIAFs IX e VI; visita ao Aterro Sanitário para que as pessoas conheçam o destino final dos resíduos e rejeitos descartados no município, entendam como funciona o processo de operação de um aterro sanitário e a importância da realização da separação dos resíduos no momento do descarte; oficina de Compostagem Doméstica, com a professora Fernanda Acre, no auditório do Senac; e caminhada “Lixo Zero”, saindo da EMEC “José Abdo Chueire”.
Amanhã, é o Dia D da Semana Lixo Zero, das 8h às 12h, na Praça Nove de Julho. Ações e orientação serão realizadas e oferecidas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente; Secretaria de Saúde e veterinários residentes da Unesp; Faculdade São Luís; ONG Olhos da Alma; Colégio Santo André; Senac Jaboticabal; e Reúsa Conservação Ambiental. Mais atividades serão realizadas até o dia 31 deste mês, em escolas, faculdades e instituições.
Todos os dias, está acontecendo uma campanha de doação de roupas, sapatos e acessórios para a realização de um bazar para a Olhos da Alma. A entrega do material está sendo feita na sede da Olhos da Alma, que é a organizadora da coleta e será responsável pelo bazar. O encerramento do evento será na próxima quinta-feira, dia 31, no Centro de Convenções da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)/Unesp Jaboticabal, após a palestra “Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos: desafios e perspectivas”, ministrada pelo Prof. Valdir Schalch, da Escola de Engenharia da USP de São Carlos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.