Sessão Solene em homenagem à imigração japonesa

345

A quinta-feira da semana passada foi de festa e emoção para mais de uma centena de pessoas que foram homenageadas em Sessão Solene da Câmara de Jaboticabal. A Associação Nipo Brasileira de Jaboticabal, em comemoração aos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil., sediou a solenidade que homenageou 110 representantes da comunidade japonesa da cidade.
O número de homenageados simbolizou cada ano desde que a primeira leva pioneira de 781 imigrantes japoneses desembarcou em terras brasileiras, no Porto de Santos, em 18 de junho de 1908, trazidos pelo navio Kasato Maru.
Antes do início da Sessão Solene, um grupo de Karatê da cidade se apresentou aos presentes. Depois da abertura feita pelo vereador Beto Airiki, autor da propositura, foram entregues os 110 diplomas comemorativos. O presidente do Conselho Deliberativo da Nipo, Joji Ariki, falou em nome dos homenageados e destacou a miscigenação e os três pilares que orientam os princípios japoneses: trabalho, disciplina e lealdade.
O prefeito José Carlos Hori, que foi homenageado por ser descendente de japonês, usou a tribuna em nome do Poder Executivo e narrou parte da história de imigração de sua família, vinda do Japão em 1929, até a chegada a Jaboticabal.
Em nome da Câmara, o vereador Ednei Valêncio parabenizou os homenageados e disse que o Brasil é um dos melhores países e parte disso se deve à presença dos japoneses que vieram ajudar a construir e a conduzir o país.
Além dos vereadores, doa homenageados e seus familiares e amigos, a sessão contou com a presença do presidente da Associação Nipo Brasileira de Jaboticabal, Celso Kubayama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.