Sinal analógico de TV será desligado

435

A partir de 1º fevereiro, assistir televisão só será possível pelo sistema digital. Isso porque a transmissão analógica deixará de existir e só aparelhos de TV com o conversor já embutido ou adaptado conseguirão transmitir os canais.
Para quem está inserido no Cadastro Único – CadÚnico, é fácil e gratuito adaptar. Basta solicitar o kit digital pelo telefone 147 e agendar a retirada. “As pessoas têm esse direito e devem exercê-lo antes que fiquem sem sinal de TV em casa. Vale destacar que as pessoas que se cadastrarem agora não terão direito”, comenta a secretária de Assistência Social, Tatiana Pellegrini.
Para mais informações, a Casa do Bolsa Família fica na Praça Abreu Sodré, 93 – ao lado da Unidade de Saúde da Mulher e atende das 8h às 17h. O telefone de contato é (16) 3204-4405.
Sobre o “Seja Digital”
Vem promovendo uma intensa campanha para que beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família e Renda Cidadã, cadastrados no CadÚnico, retirem seus kits gratuitamente e possam continuar acompanhando sua programação de TV favorita. Com a mudança do analógico para o digital, o convênio disponibilizou mais de 6 mil kits, que são distribuídos para as famílias carentes, participantes de programas sociais.
O que é sistema de transmissão analógico e digital
Atualmente o que mais se fala de tecnologia é a modernização da transmissão de dados. Esta é classificada em dois tipos: analógica e digital. Esta classificação é baseada nos tipos de sinais utilizados nos sistemas.
Sinal Analógico, explicando em linguagem simples um assunto extremamente técnico, é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. A representação de um sinal analógico é uma curva. Como mostra a figura abaixo. Como exemplo, se um sinal varia seus valores 0 a 10, o sinal analógico passa por todos os valores intermediários possíveis (0.01 , 0.566 , 4.565 , 8.55…). Sendo assim a faixa de frequência é bem maior e não tão confiável.
Sinal Digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e em amplitude. A representação de um sinal digital é um histograma.
Usando o mesmo exemplo acima, se um sinal varia seus valores de 0 a 10, o sinal digital assumirá os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10). Se um sinal no sistema digital acima tem o valor de 4,25 em qualquer instante de tempo, é representado pelo valor mais próximo discreto, neste caso o 4. Os sinais que variam de 4 a 4,5 serão representados pelo 4 e sinais que variam de 4,5 a 5 serão representados pelo 5.
Portanto, com o sinal digital, pode-se garantir a qualidade de um sinal, diminuindo os custos de armazenamento e tempo de processamento. (RM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.