Unesp Jaboticabal completa hoje 52 anos

662

Em função da greve dos caminhoneiros e a consequente falta de combustíveis em várias cidades do Brasil, a Direção da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) – Unesp Jaboticabal teve que cancelar as festividades em comemoração aos 52 anos da instituição, que aconteceria na quarta-feira desta semana, dia 30 de maio. O tradicional Baile de Aniversário, que seria realizado amanhã, foi transferido para o dia 4 de agosto de 2018. O cancelamento do culto e o adiaamento do baile, no entanto, não foram suficientes para tirar o brilho da data, uma vez que a FCAV/Unesp completa 52 anos de um serviço de excelência prestado à comunidade, tendo formado profissionais que hoje se destacam no cenário nacional e também em posições internacionais.
O aniversário da faculdade é comemorado exatamente hoje, data da sua fundação há mais de meio s;eculo. “Hoje, a instituição faz parte da Unesp, mas antes de ser criada a Unesp, há 40 anos, a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal já existia! A instituição foi criada pela lei estadual nº 8.194, em 25 de junho de 1964, e inaugurada oficialmente em três de maio de 1966. Ela fazia parte dos Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo e, em 1976, com a criação da Unesp, a FCAV se tornou FCAV/Unesp, câmpus de Jaboticabal. A faculdade comemora o seu aniversário na data em que foi ministrada a primeira aula, do primeiro curso que a instituição abriu, que foi o curso de Engenharia Agronômica. No dia 1º de junho de 1966 nascia, portanto, com aquela primeira aula, uma das instituições mais importantes do país”, apontou o diretor da FCAV, Prof. Dr. Pedro Luís da Costa Aguiar Alves.
O diretor destaca que esta data marca uma história e uma parceria intensa com o município. “É um ano que gostaríamos de comemorar da melhor maneira possível, mas as circunstâncias não permitem. Mesmo assim, temos empreendido várias ações para comemrar, como foi a apresentação da Sinfônica da USP e outras atividades culturais que vamos realizar ao longo do ano. Temos também nosso Museu, nosso Centro de Memória, que está aberto à visita da comunidade”, disse.
O câmpus de Jaboticabal possui uma área de 829 hectares. A estrutura física do câmpus é constituída por construções que somam aproximadamente 90.000 m2, incluindo o prédio da administração geral, 13 departamentos, o Hospital Veterinário, o Centro de Convenções, laboratórios didáticos, laboratório central, laboratório de microscopia eletrônica de varredura e transmissão, Biblioteca Central, polo computacional, praça de esportes (com quadras cobertas e externas, campo de futebol, piscina olímpica, quadras de tênis e pistas de atletismo e hipismo), Colégio Técnico Agrícola (CTA), moradia estudantil para alunos do CTA, restaurante universitário e cantinas.
Os setores zootécnicos abrigam as áreas de bovinocultura de corte e de leite, miniusina de leite, animais silvestres, apicultura, avicultura, caprinocultura, equideocultura, forragicultura e pastagens, ovinocultura, sericicultura, suinocultura e laboratório de nutrição animal. Há também o Centro de Aquicultura – unidade complementar da Unesp, com sede administrativa em Jaboticabal, ocupando uma área de 12 ha, com salas de aula, biblioteca, laboratórios de ensino e pesquisa, administração, e os setores de piscicultura, carcinicultura e ranicultura.
Na FCAV atualmente há 2.776 alunos procedentes de todo o território nacional, sendo 1.614 dos cursos de Graduação, 971 nos cursos de Pós-Graduação e 191 do CTA. Os docentes são em número de 217 na Faculdade e 30 no Colégio Técnico Agrícola. O total de servidores técnico-administrativos é de 482, além de três pesquisadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.