Unesp sedia palestra de técnica que incetiva a qualidade de vida

529

“Mindfulness para qualidade de vida e redução de estresse”. Este é o tema da palestra que o Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas (Cenepp) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) – Unesp Jaboticabal promove no dia 12 de setembro, às 19 horas, no Anfiteatro I da FCAV. As vagas são limitadas, o evento é fratuito e aberto à comunidade. As inscrições devem ser feitas pelo site https://siscenepp.ibb.unesp.br/nepp/sisnepp/atividade.php e mais informações podem ser obtidas no Cenepp.
A palestra de Mindfulness será ministrada pela professora Edilaine Gherardi Donato, que pretende explicar aos participantes o que é esta técnica que promove aumento na qualidade de vida.
Mindfulness é um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente.
Traduzido em português como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena”, o Mindfulness se popularizou nas grandes empresas entre os funcionários que buscam um alívio para o estresse do dia a dia, além de ajudar a melhorar as suas capacidades mentais e, consequentemente, a produtividade no trabalho.
Para atingir este estado, utiliza-se principalmente de técnicas de meditação (meditação Mindfulness), onde o indivíduo deve se concentrar, durante um período de tempo, em determinada coisa, como um objeto ou nas próprias reações de seu corpo: a respiração ou os batimentos cardíacos, por exemplo.
Neste exercício de meditação, a concentração deve ser de modo pleno, aberto e sem qualquer julgamento sobre o objeto ou sensação observado. A ideia é apenas “viver o momento presente” daquela situação ou coisa.
A meditação Mindfulness tem origem a partir das práticas meditativas orientais, principalmente entre os budistas. No entanto, esta técnica passou a ser objeto de estudo da medicina e psicologia comportamental, como parte de uma série de programas para a redução do estresse.
De acordo com a Academia Brasileira de Mindfulness, entre as diversas melhorias na qualidade de vida da pessoa que pratica essa meditação, destaca-se o crescimento da criatividade, da memória e da rapidez em obter respostas.
Atualmente, existem empresas de consultoria especializadas em oferecer treinamentos baseados nas técnicas de meditação Mindfulness, visando principalmente os profissionais, mas também outras pessoas que se consideram com dificuldade de concentração ou que enfrentam situações de estresse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.