Universidades públicas em destaque

291

O jornal Folha de S.Paulo trouxe, na segunda-feira desta semana, dia 7, o ranking das 197 universidades públicas e privadas que atuam no Brasil. Nas 50 primeiras colocações, apenas sete são privadas (18º – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 19º – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; 30º – Pontifícia Universidade Católica do Paraná; 34º – Universidade Presbiteriana Mackenzie) e cinco destas sete são ligadas à Igreja Católica: quatro PUCs e a Unisinos, vinculada aos jesuítas.
Duas universidades estaduais lideram o ranking elaborado pela Folha: USP e Unicamp, de São Paulo. O Estado ainda tem uma terceira universidade entre as dez melhores, em 6º lugar: a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
Mesmo enfrentando uma série de dificuldades e corte de verbas, as instituições públicas ainda são 66 das 100 melhores e 43 das 50. Nas primeiras 17 posições do ranking, estão apenas universidades públicas brasileiras.
O Ranking Universitário Folha (RUF) indicou na edição de 2019 um avanço da Unesp entre as principais universidades do Brasil, ocupando agora a sexta colocação na classificação e subindo duas posições em relação à edição de 2018.
O RUF é uma avaliação anual das universidades brasileiras que usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, levando em consideração cinco aspectos para a avaliação: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. Nesses aspectos, na edição de 2019, a Unesp manteve a mesma classificação em relação à edição anterior (pesquisa, mercado e inovação) ou melhorou (ensino e internacionalização).
Além da avaliação geral, o ranking de cursos do RUF faz uma avaliação anual de 40 graduações com maior número de ingressantes no país, de acordo com o último Censo da Educação Superior disponível, com base em dois aspectos: ensino e mercado. Se estivesse computado apenas pesquisa, certamente as universidades públicas se destacariam mais ainda.
No ranking de cursos superiores do RUF, das 40 carreiras listadas no ranking, a Unesp oferece graduações em 37 dessas carreiras, está entre os dez primeiros cursos em 29 delas e entre os cinco primeiros em 12 dessas 37 carreiras. Em Medicina Veterinária e Zootecnia, a Unesp fica em segundo lugar; em Biomedicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social, a Universidade ocupa a terceira colocação.
Entre os “Top 5” do país, outros cursos da Unesp que se destacaram no RUF de 2019 foram Agronomia (4º lugar), Biologia (5º), Educação Física (5º), Farmácia (4º), Fisioterapia (5º) e Geografia (5º). Além disso, o ranking aponta que sete engenharias oferecidas pela Unesp estão entre as dez primeiras do país em suas respectivas áreas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.