Uma professora que nunca para de ensinar

259

Qual a frase correta? a) A chuva forte que caía obrigava as pessoas a andarem com cuidado. b) A chuva forte que caía obrigava as pessoas a andar com cuidado. A frase correta é a “a”, de acordo com a seguinte regra: se o infinitivo apresenta o mesmo sujeito da oração anterior, não se flexiona. Neste caso, o sujeito da primeira oração (chuva) e o da segunda (as pessoas) são diferentes, por isso deve usar-se o infinitivo pessoal.
Quando escrevi o título da nossa matéria de capa veio a dúvida: obriga os pedestres a andar ou a andarem? Locuções verbais podem confundir, então a solução é buscar ajuda com quem entende do assunto. E lá vou eu, mais uma vez, telefonar para a professora Celeste Pellizzon André, uma catanduvense de nascimento e jaboticabalense de coração, que se formou em Letras e Pedagogia e que, na minha opinião, é melhor que qualquer gramática.
A professora Celeste tem uma maneira simples de ensinar. Com ela não tem jeito de não entender. Ela e o marido, o também professor Antônio Pascoal André, receberam-me em sua casa inúmeras vezes e tiveram uma paciência enorme em ouvir minhas lamúrias com próclises, ênclises e mesóclises, além de hifens, vírgulas, apostos e muito mais.
Na verdade, a primeira vez que fui visitá-los (para reaprender algumas regras!) eu estava à procura do professor André. Não sabia que Celeste também era professora e foi ele que me assegurou que se eu precisasse de algo, poderia recrutá-la. Que sorte a minha. Diante da nossa linda e difícil língua portuguesa estou sempre às voltas com meus telefonemas para o casal, que, mesmo aposentado, nunca para de ensinar.
E como Celeste tem os professores de educação infantil, de matemática, de ciências, de filosofia. Professores de ensino fundamental, médio, universitário. Professores de música, de idiomas, de reforço escolar. Pessoas que compartilham conhecimento, que plantam sementes e que merecem mais do que os nossos parabéns, merecem o nosso respeito e nossa admiração. Parabéns, Celeste, e todos os professores representados por você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.