Brasil ganha destaque no Pint of Science

345

Criado no Reino Unido em 2012 e inaugurado no Brasil em 2015, o festival de divulgação científica Pint of Science começa na próxima segunda-feira em 89 cidades de todas as regiões brasileiras. Em Jaboticabal, o Pint chegou em 2018 e foi um sucesso, fazendo com que o município se destacasse em todo o Brasil como um dos eventos com maior número de participantes.
Nos dias 20, 21 e 22 de maio, pesquisadores destes 24 países, ao mesmo tempo (lógico, guardadas as diferenças de fuso horário) trocarão suas bancadas de laboratórios por mesas de bares para conversar sobre suas pesquisas com a população. Durante o festival, as pessoas interessadas por ciência poderão conversar descontraidamente com pesquisadores de diferentes áreas sobre seus estudos recentes e o impacto da ciência na sociedade.
A ideia é aproximar os cientistas do público em geral e discutir sem formalidades, de maneira acessível e divertida, temas que têm influência no cotidiano. A proposta é trocar tubos de ensaio por canecas de cerveja e, entre um gole e um petisco, conversar sobre assuntos como agrotóxico, meditação, transgênicos, agricultura 4.0, cirurgia plástica e alimentação.
Perguntas como “será que transgênico faz mal à saúde? Dá para ter uma lavoura produtiva sem usar defensivo agrícola? O que acontece no nosso cérebro quando a gente medita? Estamos comendo direito? O que a agricultura de precisão tem em relação à minha vida e à minha mesa? Qual a relação da cirurgia plástica e da autoestima?”, entre outras, serão respondidas durante as três noites do festival, em dois locais: no restaurante Mamma Mia e na galeria Novo Espaço.
Todos os palestrantes são voluntários e vêm a Jaboticabal por um único motivo: compartilhar conhecimento. Toda a equipe que trabalha no Pint of Science é voluntária também. Em Jaboticabal, o evento tem o suporte de instituições que custearam o deslocamento dos palestrantes e o material de divulgação: Damásio Educacional, Criar Redação, Colégio Duílio Poli, San Marino Urbanismo, Unimed Jaboticabal, Plena Negócios e Viagens, Coplana, Socicana e Funep.
Toda a arte do material de divulgação impresso e disponível nas redes sociais e sites foi feito pela agência Neomarc Comunicação. O jornal O Combate divulgou o evento com exclusividade. O hotel Ibis Jaboticabal vai hospedar palestrantes que vêm de longe. A FCAV Unesp dará o suporte do material de som e imagem e a fotógrafa Cláudia Grotta fará a cobertura fotográfica do evento. O Pint Jaboticabal conseguiu reunir um time forte que considera pesquisa, conhecimento e educação a chave para um Brasil melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.