Fake news é tema de redação

74

No dia 8 de fevereiro do ano passado, o jornal Folha de S. Paulo encerrou suas atividades nas redes sociais. Ela anunciou: “Folha deixa de publicar conteúdo no Facebook”, com o subtítulo “Jornal decide parar de atualizar sua conta após diminuição da visibilidade do jornalismo profissional pela rede social”. A justificativa era que as fake news ganharam espaço, enquanto o jornalismo profissional perdeu.
Logo depois, em 9 de março de 2018, a revista Veja chegou aos leitores com a campanha “Veja se é verdade”. A ação, que trouxe capa falsa com Mark Zuckerberg, fez parte de movimento do impresso contra as fake news, sendo que o trabalho contou com a parceria e ajuda da agência DM9DDB, que assumiu a responsabilidade de ajudar a marca a alertar sobre os prejuízos das notícias falsas.
Agora é a vez da EPTV preocupar-se com o assunto. O projeto “EPTV na Escola” propõe a alunos de escolas das redes pública e privada de ensino a confecção de textos. O tema da redação este ano é “Quando a Mentira Parece a Verdade”. O concurso propõe uma reflexão sobre as fake news que estão em evidência nos dias atuais. A ideia é estimular os alunos a escrever sobre o quanto isso pode afetar a vida deles e de pessoas envolvidas. O projeto completa 20 anos com a missão de incentivar a reflexão de temas de interesse da comunidade.
As escolas de Jaboticabal que participam do projeto já estão mobilizando-se no sentido de preparar seus alunos e com isso cumprir também um papel social: o de formar cidadãos éticos, uma vez que as fake news são exatamente o oposto deste preceito.
O jornal O Combate já fez várias matérias incentivando as pessoas a reconhecerem e combaterem as notícias falsas, checando as fontes, confirmando a idoneidade de sites e impressos. A luta da mídia profissional, feita por jornalistas sérios e éticos, não tem fim e só sairá vitoriosa quando os leitores, telespectadores, ouvintes e internautas aprenderem a separar o joio do trigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.