Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

410

A negligência dos pais em não levar seus filhos para vacinar está tornando-se um problema de saúde pública no Brasil. Os governos estão investindo em campanhas em prol da necessidade de vacinação. Doenças até então erradicadas no Brasil, a poliomielite e o sarampo voltam a preocupar as autoridades. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas nos seis primeiros meses de 2018, foram registrados 995 casos de sarampo no país (sendo 611 no Amazonas e 384 em Roraima), incluindo duas mortes. Ministério da Saúde também informou haver alto risco de retorno da poliomielite em pelo menos 312 cidades brasileiras. Para evitar o aumento dos casos, o Ministério da Saúde realiza entre 4 e 31 de agosto, uma campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo.
Em Jaboticabal todas as unidades básicas de saúde oferecem a vacina para crianças entre um e quatro anos. Adultos também devem aproveitar a oportunidade para atualizar a carteira nacional de vacinação.
“Adultos até 29 anos devem tomar duas doses da vacina tríplice viral, de 30 a 59 anos, uma dose única, enquanto os idosos com mais de 60 anos não precisam participar da campanha. A vacinação dos adultos já acontece diariamente, basta procurar uma das unidades básicas de saúde”, ressalta a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Maura Guedes Barreto, lembrando que o controle das doenças é possível graças à vacinação em massa. “Todo público atendido pela campanha, inclusive os profissionais da área de saúde, devem ser imunizados. Não podemos correr o risco de ver crescer o número de casos registrados”, diz Maura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.