Dengue: Ministério da Saúde classifica Jaboticabal como município em situação de alerta no LIRAa

386

Dos 545 municípios do estado de São Paulo, 65 estão em estado de alerta por causa da infestação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Os dados são divulgados no site especificamente criado pelo Ministério da Saúde para o combate ao mosquito. Realizado em 3.946 cidades, um levantamento orienta as ações de controle do transmissor. Com a resolução que tornou o LIRAa obrigatório, aumentou em 73% o número de municípios que realizar o levantamento em 2017 em relação a 2016.
O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) indica 357 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Isso significa que mais de 9% das cidades que fizeram o levantamento tinham altos índices de larvas do mosquito. No total, 3.946 cidades de todo o país fizeram o levantamento.
Em Jaboticabal, segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaboticabal, foram notificados apenas 22 casos de dengue desde janeiro de 2017.
Além das cidades em situação de risco, o LIRAa identificou 1.139 municípios em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9% e 2.450 municípios com índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada.
Vacina contra a dengue
A vacina contra a dengue é vendida pela rede particular com valores de R$ 260 e R$ 290 e deve ser aplicada em quem já teve a doença. O jaboticabalense Maurício Lacerda Nogueira, chefe do Laboratório de Virologia da Famerp, esclarece que a recomendação se aplica à vacina do laboratório Sanofi. “Os dados que a indústria utilizou para tomar essa decisão ainda não foram divulgados, até entrei em contato com o fabricante mas não foi esclarecido. É importante salientar que essa recomendação é referente à vacina da Sanofi e não afeta as vacinas do Instituto Butantan e da Takeda, que estão em fase de testes”, disse. O médico coordena em Rio Preto os testes da vacina contra dengue produzida pelo Instituto Butantan. Ele afirma ainda que a vacina “da Sanofi usa vírus da vacina da febre amarela quinérica com o vírus da dengue, enquanto que a vacina do Butantã é vírus da dengue que sofreu uma mutação induzida”, encerrou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.