Dia Mundial do Diabetes: envolvimento familiar

308

Pressão alta, excesso de peso, gordura abdominal, sedentarismo e histórico familiar de diabetes estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. Para detectar e tratar corretamente o problema é importante consultar o médico periodicamente e fazer os exames de controle. O Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, procura alertar sobre a doença, as formas de prevenção e a importância do tratamento adequado. Esta última campanha, no entanto, abordou a importância da participação da família neste processo.
“Foi escolhido para 2018 e 2019 o tema da campanha ‘A Família e o Diabetes’, afinal este diagnóstico tem impacto para toda a família, provocando modificações importantes no dia a dia. Por isso, os familiares precisam ser conscientizados em relação à doença e também em relação ao papel que vão exercer”, salienta a endocrinologista Gisela Balbino Nogueira.
Segundo ela, a família dá suporte para um bom tratamento e muitas vezes precisa tomar decisões adequadas. “Várias mudanças vão ocorrer no dia a dia da família, sendo mais significativo nos casos de crianças. Cuidados com medicações (sejam comprimidos ou mesmo insulina) e os cuidados não farmacológicos, como alimentação, atividade física, que repercutem em uma vida mais saudável, envolvem todos”, explica a Dra. Gisela, ratificando que a família precisa saber os valores ideiais de um bom controle, que atitude tomar em casos de hipoglicemia (queda da glicose) e também em casos de hiperglicemia persistente.
A endocrinologista lembra que os familiares precisam aprender a manusear os glicosímetros, seringas, canetas para aplicação de insulina. “É importante também sua presença na consulta médica, quando podem tirar dúvidas e receber orientações individualizadas. Também, não podemos esquecer que sendo o diabetes tipo 2 uma doença na qual a questão hereditário é um dos fatores de risco mais importantes, as orientações podem servir tanto para prevenção de novos casos quanto para melhor adesão e tratamento de outros pacientes da mesma família”, disse a Dra. Gisela.
A Federação Internacional de Diabetes (IDF) divulga que a mudança do estilo de vida com atividade física e uma dieta saudável pode prevenir ou atrasar o aparecimento do diabetes tipo 2. A IDF recomenda atividade física pelo menos entre três e cinco dias por semana, durante um mínimo de 30 a 45 minutos. Com o gasto de energia, o organismo usa o açúcar do sangue mais rapidamente.
As recomendações do IDF mostram mudanças simples para conquistar uma dieta saudável. Escolher água, café ou chá em vez de suco de frutas industrializados, refrigerantes ou outras bebidas açucaradas. Preferir pães, arroz e massas integrais, dar preferência a gorduras insaturadas, como azeite de oliva e óleo de milho e optar por cortes magros de carne, aves ou frutos do mar, evitando carne processada, são outros exemplos. Consumir diariamente três porções de vegetais e três porções de frutas frescas, também são recomendações da IDF. Portanto, adotar um estilo de vida saudável traz benefícios diretos, não só em relação ao diabetes, mas para promover ganhos efetivos de qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.