Distribuição de mudas em comemoração ao Dia da Árvore incentiva a redução do déficit de arborização urbana

228

A primavera chegou e com ela, além das lindas flores, o questionamento sobre a necessidade de preservar mais os recursos naturais. A discussão acontece sempre, em todos os municípios brasileiros, por ocasião da celebração do Dia da Árvore, que é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
Em Jaboticabal, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente organizou uma programação especial para comemorar a data com eventos no último sábado, dia 21, e no domingo, dia 22.
No sábado, das 8h às 12h, quem passou pela Praça Nove de Julho pode acompanhar a exposição de móveis construídos com material reciclável, conhecer os equipamentos utilizados pelo Departamento de Apicultura da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) – Unesp Jaboticabal e aproveitar a doação de mudas nativas e frutíferas feitas pela Saama.
Já no domingo, o Bosque Municipal ficou aberto para visitação, das 7h45 às 12h, e uma equipe também coordenou a distribuição de mais mudas de árvores nativas e frutíferas. “É um momento importante para trabalhar a educação ambiental com adultos, crianças e idosos”, comentou o secretário Aldo Bellodi Neto, que participou da doação e lembrou a importância das árvores nas áreas urbana e rural.
Embora muitas prefeituras invistam em programa de plantios, o déficit de arborização urbana em cidades como Jaboticabal é reconhecido e parte da responsabilidade por este quadro se deve ao corte indiscriminado de árvores e ao desconhecimento da importância delas na temperatura, na manutenção da flora, na criação de espaços propícios à renovação do ar, e, é claro, nos projetos paisagísticos que embelezam as cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.