Entrevista com os autores de “Céu de Trevas”

485

Título: CÉU DE TREVAS – A SAGA DE RINIAM
Autores: Emerson Bulgarelli e Alexandre Solano
Número de páginas: 268 – Gênero: Ficção – Público: Juvenil-Adulto
Editora: Viseu
Sinopse:
Imagine se o seu herói favorito pudesse ganhar mais um superpoder. Qual seria? Agora, acrescente a isso a capacidade de encantar a todos por meio de valores que só são alcançados pela educação. Só falta dizer que esse herói, além de tudo isso, é romântico!? Sim, caro leitor! E existem muitos outros atributos que você descobrirá em Riniam – personagem principal dessa obra – apenas quando se aventurar nesta original narrativa.
Aliás, além das características que chamam atenção nas grandes obras da literatura fantástica, essa traz uma intrigante releitura do Apocalipse por meio dos costumes de nosso país em contato com os demais.
Só munido da nossa brasilidade e daquilo que podemos ver nos outros grandes personagens da Literatura, é que Riniam poderá, quem sabe, vencer o grande mal que ameaça nosso mundo – os Tenévolos.
Mas quem são os Tenévolos? Estes só serão revelados à medida que tiveres coragem para junto com Riniam enfrentar essa grande aventura.

Jornal O Combate: O que motivou vocês?
Emerson e Alexandre: A nossa motivação nasce da vontade de explorar a realidade brasileira, sua pluralidade cultural, em meio ao texto fantasioso. Isso transporta o leitor a um outro universo, no qual o seu dia a dia passa a ser questionado principalmente pelo gosto que ele adquire através da literatura. É a estética literária que tem o grande papel de humanização e de problematização do real. Por isso, um texto apocalíptico é capaz de nos projetar a situações que colocam em jogo nossa existência e – assim como o personagem principal – por meio delas aprimorando nossa existência.

Jornal O Combate: Como é fazer uma ficção a quatro mãos?
Emerson: Primeiro, eu trouxe as ideias e o corpo do texto. Posteriormente, junto com Alexandre, passamos a dar maior coesão ao universo literário. Neste trabalho em conjunto, em que nos reunimos nas manhãs das férias, observamos que a arte de criar a quatro mãos enriquece o trabalho criativo e propõe saídas à trama que talvez não sejam pensadas por um único autor. Além disso, pela nossa formação – historiador, geógrafo e linguista – passamos a enxergar a obra de maneira mais complexa. Por isso, trata-se de uma trilogia que trará ainda grandes surpresas ao público.

Jornal O Combate: Quem é o Emerson e quem é o Alexandre?
Emerson Aguinaldo Bulgarelli, jaboticabalense, 48 anos, casado, professor de geografia – graduado pela Faculdade de Educação São Luís – que resolveu ingressar no mundo da literatura ao conviver com adolescentes há mais de vinte anos pelas salas dos colégios das cidades de Jaboticabal, Taquaritinga, Sertãozinho, Catanduva, Matão, Uberaba e Ribeirão Preto. Através das aulas de geografia visitamos diferentes lugares do Brasil e do mundo. E, diante dessas inúmeras viagens geográficas, surgiu a ideia de trabalhar em uma obra de ficção.
Porque sonhar é o primeiro passo para transformar a realidade.

Alexandre Francisco Solano, sertanezino, 34 anos, é por formação Doutor em Teoria Literária [USP], mas, por encantamento, graduado na arte de se prender às leituras capazes de nos transpor para um universo diferente da nossa realidade – cheia de injustiças e repleta de desunião. Como professor de Literatura, aprendeu que a leitura é o principal caminho para a transformação social de um país, além do entretenimento que ela nos traz. Também escreveu a obra “Nos passos do Urubu Malandro – do picadeiro à tela: Oscarito e a Atlântica Cinematográfica”.

Jornal O Combate: Há projetos de continuação?
Emerson e Alexandre: Como adiantamos, o nosso projeto é realizar uma trilogia – que envolva a partir destes três volumes uma grande quantidade de leitores. Nessa primeira obra, Riniam, nosso personagem principal, começa a ter dimensão de como se fortalecer para defender as boas causas. É como se ele nos servisse de exemplo: para tudo – seja nos pequenos ou grandes problemas – precisamos de amadurecimento para encará-lo e, passo a passo, adquirir coragem para enfrentar nossos “monstros”. A aventura envolvendo mitologia e muitas batalhas, com inspiração no texto do Apocalipse, acaba gerando uma extraordinária reunião de um grupo de heróis adolescentes determinados a virar o jogo, prenunciado pela lua vermelha [lua de sangue], o fim dos dias, eles acabam por se envolver numa série de eventos a fim de defender a união do bem e o amor que dá sentido às ações humanas.

Jornal O Combate: Onde o livro pode ser adquirido?
Emerson e Alexandre: Livrarias, como a Lápis de Ouro, em Jaboticabal, e Amazon (formato eBook Kindle), editora Viseu (https://www.eviseu.com) e contato com um dos autores pelo Instagram emerson_bulgarelli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.