Especialista explica o que é o Método Montessori

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O O Combate, como todo jornal, recebe diariamente várias sugestões de pauta e nesta semana recebemos a seguinte: “Quarto Montessoriano – o segredo da autoeducação das crianças”. A pauta sugeria que “a melhor forma de montar o quarto do seu filho é através do Método Montessori, no qual é priorizada a autoeducação da criança”. Na sugestão a arquiteta entrevistada dizia que “para montar um quarto completo Montessoriano é preciso seguir alguns parâmetros, por exemplo, o centro de atenção do dormitório, na primeira e segunda fase de vida da criança, é a cama montessoriana, composta por colchão no chão com um apoio mínimo por baixo, para oferecer liberdade para a criança”.
Seguindo sempre seus preceitos éticos que são contra a banalização de qualquer conceito, o O Combate procurou uma profissional especializada no Método Montessori, a pedagoga montessoriana Camila Durigan, para explicar o assunto. “Esta questão de associar organização de um quarto com o método é um erro. É muito difícil resumir Montessori, mas é uma falha reduzir Montessori à organização de um quarto infantil. Se você não tem uma organização familiar que é baseada na teoria do método, não adianta ter um quarto decorado como a mídia acaba assinando como um quarto dentro desta estrutura”, explicou Camila.
Segundo ela, em linhas gerais, o Método Montessori cuida muito da questão da independência da criança, da liberdade dela para movimentar-se e para expressar-se. O método é muito maior do que a disposição da cama e dos brinquedos no quarto. O método tem que ter um profissional especializado para esta forma pedagógica, uma estrutura de ambiente preparado de forma bem específica, priorizando a liberdade e autonomia, que é o que o método imprime como sua essência”, conta a pedagoga montessoriana.
Camila demonstra claramente sua admiração pelo método e contagia quem a ouve. “O método tem toda uma educação cósmica, que trabalha com a criança; uma valorização do ser; uma preocupação de formar a criança para o coletivo; a questão da graça e da cortesia e o quanto isto é contemplado em Montessori, que é o cuidado com o próximo; proporcionar uma coisa boa e alegre para quem está ao meu lado. É tudo muito intenso e muito maior do que as pessoas conhecem”, resumiu Camila, dizendo que o Método Montessori é realmente um modificador de vidas, indo muito além do que uma proposta pedagógica.
O Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica Maria Montessori. É caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização deste, de libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança. A criança é o centro do Método Montessoriano e o professor tem o papel de acompanhador do processo de aprendizado. Ele guia, aconselha, mas não dita e nem impõe o que vai ser aprendido pela criança.
A pedagogia Montessoriana insere-se no movimento das Escolas Novas. Tal como a pedagogia Waldorf, o Método Montessori é diferente dos métodos tradicionais que não respeitem as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins de infância e para o ensino fundamental do ensino tradicional.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo partindo do concreto (o material didático) para o pensamento abstrato. A criança literalmente vê e sente através do material didático preparado, o tema a ser aprendido. A criança deixa de usar o material didático quando a abstração para o tema aprendido já é completa. O meio preparado e o material didático têm como função, estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.

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