Exagerou? Mergulhe no cardápio detox pós-Páscoa

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Abusou na Páscoa? Tranquilo. Agora é hora de correr atrás do prejuízo. “Embora o chocolate tenha muitas propriedades benéficas, o exagero nunca é saudável”, lembra a nutricionista Cintya Bassi, em entrevista ao O Combate.
Cintya explica que uma das principais razões da atração das pessoas por chocolate é que ele age como uma espécie de antidepressivo natural. “O chocolate faz com que o sistema nervoso libere substâncias estimulantes, o que nos leva a ter momentos de prazer intenso”, comenta. Ela explica que o chocolate costuma ser visto como um vilão por conter grande quantidade de gordura saturada e açúcar. Porém, ele também conta com nutrientes e vitaminas que fazem muito bem ao organismo, especialmente, quando fazemos escolhas corretas de chocolates com maior teor de cacau e menor teor de gordura e açúcar, conforme a nutricionista Jéssica Almeida destacou na edição passada do O Combate.
“Chocolate é rico em fósforo, ferro, cálcio e potássio, além de conter magnésio, manganês, vitaminas A, D e E e do complexo B”, diz Cintya. A solução, segundo a especialista, é não exagerar. “Quando comemos uma grande quantidade em um curto espaço de tempo, acabamos sobrecarregando o organismo com toxinas que geram sintomas como cansaço, má digestão, dor de cabeça, enfraquecimento do sistema imunológico etc.”, alerta.
Pensando nisso, a nutricionista do Grupo São Cristóvão elaborou um cardápio detox de três dias. “As refeições sugeridas priorizam alimentos de fácil digestão, baixo potencial alergênico e com propriedades depurativas que agem principalmente no fígado e intestino, órgãos responsáveis pela metabolização da maior parte dos nutrientes”, diz.

Primeiro dia

Café da manhã:
1 Pão de queijo (1 unidade)
Leite fermentado (1 unidade)
Banana com aveia (1unidade)

Lanche da manhã: abacaxi salpicado com hortelã (1 fatia grande)

Almoço:
Salada de almeirão com cenoura ralada (1 pires)
Azeite (1 colher de chá)
Arroz integral (3 colheres de sopa)
Feijão (2 colheres de sopa)
Couve refogada (3 col. de sopa)
Filé de frango grelhado (1 unidade)
Laranja (1 unidade média)

Lanche da tarde: suco de acerola (1 copo)

Jantar:
Salada de tomate, agrião e alho (1 pires)
Limão (1 colher de chá)
Arroz integral (2 colheres de sopa)
Lentilha (2 colheres de sopa)
Omelete de forno (1 média)
Pera (1 unidade pequena)

Ceia: chá verde (1 xícara de chá)

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