Fatec Jaboticabal inaugura Memorial Nilo De Stéfani

263

No dia do aniversário do saudoso Nilo De Stéfani (6 de novembro) toda sua família estava reunida na Faculdade Técnica de Jaboticabal (Fatec) para acompanhar a inauguração de um espaço dedicado ao patrono da Fatec e cidadão que marcou no empreendedorismo do município: o Memorial Nilo De Stéfani foi apresentado ao público de uma maneira bem dinâmica, com sessões de vídeos sobre o patriarca e visita ao espaço que conta sua história, uma história que mudou a vida de muitas famílias.
Além da presença dos familiares, a inauguração contou com a presença de autoridades, empresários, amigos, docentes da Fatec e admiradores do senhor Nilo.
Nascido em Tabapuã, Nilo veio para Jaboticabal morar com os avós. O avô Angelo Morello trouxe também os quatro irmãos e aí começou uma história de empreendedorismo. Em 1947, os irmãos Stéfani juntaram economias suficientes para comprarem uma cerâmica. Finalmente, o negócio próprio que todos sonhavam. Hoje a Cerâmica Stéfani se tornou a maior cerâmica de filtro de água do país e emprega milhares de pessoas direta e indiretamente.
Depois da Cerâmica Stéfani, muitos outros empreendimentos surgiram, como a Comercial Stéfani (primeira revendedora Mercedes Benz do interior de São Paulo) e a Ribeirão Diesel em Ribeirão Preto, que comercializa as marcas Mercedens Benz, Massey Fergusson, Volkwagem, Jepp, Crysler, Toyota, Dogde, além das motos Yahama.
Além das conquistas empresariais, Nilo De Stéfani se destacou pelo seu envolvimento com a comunidade jaboticabalense. Foi um dos fundadores da Associação Comercial de Jaboticabal, patrocinou a construção do Corpo de Bombeiros da cidade, apoiou o curso de Medicina Veterinária e Agronomia da Faculdade de Jaboticabal, entre outras muitas ações.
A Fatec de Jaboticabal adotou seu nome desde sua fundação, em 2012. E agora, seis anos depois, a faculdade cria o Memorial Nilo De Stéfani, que abre as portas para registrar a história desse importante cidadão. O material exposto contou com a atuação direta da neta Renata Stéfani, que foi a responsável também pela produção do vídeo que foi apresentado em várias sessões no dia da inauguração do Memorial.
Dinah De Stéfani, esposa do homenageado, observava a alegria dos filhos em ver perpetuada a história do pai. “É muita honra ver parte da nossa vida retratada neste local. Estou muito feliz”, resumiu, enquanto via filhos, netos e bisnetos curtindo cada momento da inauguração do Memorial que conta detalhes da trajetória do homem que se tornou um marco na história empresarial de Jaboticabal e que hoje serve de inspiração não só para sua família, mas para quem percebe que sonhos podem tornar-se realidade quando há luta e dedicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.