Fórum mundial debate preservação de um dos recursos naturais mais importantes para a vida: a água

581

Ela já foi tema de música, de Campanha da Fraternidade, de poema. Frequentemente é associada à capacidade de ter vida. A água comemorou ontem o seu dia. Durante esta semana, o 8º Fórum Mundial da Água (FMA) está debatendo ações e políticas que podem mitigar, preservar e garantir acesso a este recurso precioso à vida, no presente e no futuro, em todo o planeta. A oitava edição do FMA está sendo realizada, pela primeira vez, no Hemisfério Sul, em Brasília. Os debates, painéis e reuniões do Fórum envolvem países, governos, grandes corporações, especialistas, cientistas, comunidades, consumidores e cidadãos.
Desde segunda-feira, dia 19, até hoje, uma programação rica, educativa e diversificada está sendo oferecida por escolas, organizações não governamentais, projetos da iniciativa privada e do setor público no FMA. O objetivo é parar para debater ações sobre muitos aspectos que envolvem os recursos hídricos.
O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, é uma data que gera muita reflexão. Por mais que se propague a importância deste recurso natural, ainda se percebe uma necessidade de conscientização do uso da água e, pelo visto, 2018 será um ano onde essa consciência se fará extremante necessária.
Ao menos até o fim de fevereiro, a chuva esteve abaixo do normal, e apesar de ainda não haver avisos sobre racionamento, a população já está atenta. Entre 2014 e 2016, houve um período histórico de crise hídrica no estado de São Paulo, o que reforçou ainda mais a ideia de que o Brasil, país de imensos rios e afluentes, a despeito disso, constantemente sofre com secas em diversas regiões. A pergunta que não quer calar é “será que a crise hídrica ensinou algo à população?”, ou seja, o uso racional da água já é uma realidade?
Para conscientizar as pessoas sobre esta necessidade de evitar desperdício, o Centro de Educação Ambiental (CEA) organizou uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Água. Na quarta-feira, houve uma Ação Intermunicipal, com plantio de 300 mudas de árvores nativas com a participação de Pradópolis, Guariba e Guatapará. Ontem, houve uma visita à Estação de Captação de água José Terígio Giangrecco, no Córrego Rico, com alunos na EMEC José Abdo Chueire. Hoje, acontece uma ação de proteção das nascentes, com palestra, seguida de visita e plantio à Nascente Modelo. E neste domingo haverá mutirão de limpeza da cascata dos Mendes, em Jaboticabal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.