IAC, Coplana e Socicana lançam o programa + Cana 4.0

447

O premiado programa + Cana, desenvolvido em uma parceria do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria Estadual de Agricultura, com a Coplana e a Socicana, acaba de entrar em sua quarta edição e contou com o aval do secretário estadual de Agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira. O lançamento da quarta onda do programa + Cana, o + Cana 4.0, aconteceu no dia 31 de janeiro, no auditório da Socicana, em Guariba. O lançamento desta edição, que terá um alcance muito maior do que as anteriores, contou, ainda, com a presença do diretor geral do IAC, Marcos Antônio Machado, do secretário municipal de Agricultura, Aldo Bellodi, bem como dos presidentes das entidades parceiras, pesquisadores, colaboradores e produtores.
O secretário de Agricultura parabenizou a parceria e evidenciou a importância da união de esforços entre os setores público e privado, no sentido de garantir aumento de produtividade e consolidação do agronegócio como importante ferramenta de desenvolvimento no Estado de São Paulo e no Brasil. “O programa + Cana vem trazer para o produtor tudo o que a Secretaria da Agricultura vem promovendo, que é tecnologia, valorização e evolução de culturas, como a da cana-de-açúcar. O que todos nós queremos é diminuição de custo e ganho de produtividade. Os produtores têm ganhado muito com estas tecnologias, fruto de pesquisas”, avaliou Junqueira.
Os produtores que participaram das primeiras edições do + Cana endossaram as palavras do secretário, dizendo que o programa foi um marco na sua propriedade. Para Renato Trevizoli, a adoção do sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB) tem resultado em ganhos significativos em produtividade e aumentando a janela de plantio. “A implantação de viveiros na propriedade trouxe uma grande independência para a introdução de variedades novas e a possibilidade de avaliar vários materiais dentro dos viveiros, possibilitando uma escolha mais segura quanto à eleição do material que será destinado para a área comercial. Ter pesquisadores como Marcos Landell e Mauro Xavier nas nossas propriedades, nos orientando, imprime um valor incomensurável ao programa”, avalia Trevizoli, em concordância com os produtores que participaram das edições anteriores e que estiveram no lançamento da quarta onda, Rogério Consoni, Sérgio Pavani, Laura e Rodrigo Spina.
O presidente da Socicana, Bruno Rangel Geraldo Martins, lembrou que o aumento de produção é um fator de sucesso para o produtor e nada mais efetivo do que a Associação buscar tecnologia para que ele possa atingir o máximo possível do seu potencial produtivo. “Seremos sempre parceiros do IAC, junto com a Coplana, porque este tipo de parceria, com a parte produtiva dizendo o que precisa, e a parte governamental investindo em suprir a necessidade do produtor, é um modelo de sucesso”, comentou Bruno.
José Antonio Rossato Junior, presidente da Coplana, declarou que “o momento vivido pela cana-de-açúcar não está fácil, por questões de preços e custos, e o legado deixado pelo + Cana até agora fala por si só e justifica a adesão ao lançamento da nova edição, que superou as expectativas. Trazemos uma oportunidade de difusão de tecnologia, com o suporte de um instituto renomado, que é o IAC. Somos trazidos por estes pesquisadores a uma inquietude constante, que nos provoca e nos incentiva a crescer, a buscar alternativas de melhorar nossa produtividade”, resumiu Rossato.
O diretor Geral do IAC lembrou que esta transferência de tecnologia, viabilizada pelo Centro de Cana, tem alto impacto para o produtor e muda a cultura do plantio de cana, mudando também a necessidade de novas variedades. É uma força que ajuda a mudar o sistema de produção”, afirmou Machado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.