A importância da vacinação dos pets

445

Assim como os humanos, os bichinhos de estimação estão suscetíveis a dezenas de doenças que podem ser facilmente prevenidas com algumas vacinas de reforço anual. A imunização deve ser iniciada o quanto antes, logo quando o pet é filhote ou assim que é adotado na fase adulta. A Profa. Dra. Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, do Departamento de Medicina Preventiva, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) – Unesp Jaboticabal, explica que vacinas são imunizantes permanentes ou temporárias contra doenças bacterianas, virais, entre outras. Sua função é auxiliar na produção de anticorpos pelo organismo, para que o sistema imunológico esteja preparado para combater doenças antes de o indivíduo entrar em contato com os micro-organismos causadores. Sua matéria-prima é o próprio micro-organismo causador da enfermidade, mas de uma forma enfraquecida ou inativada. Com isso, ocorre uma reação imunológica do corpo que recebe essa quantidade de vírus ou bactéria e são criadas defesas específicas para combater esse respectivo agente infeccioso.
De acordo com a docente e veterinária, em cães, a vacina previne doenças como: cinomose; coronavirose; hepatite infecciosa; leishmaniose visceral; leptospirose; parvovirose; parainfluenza e Adenovírus Tipo 2; raiva. Já em gatos, as principais doenças são: calicivirose; clamidiose; leucemia viral felina (FeLV); panleucopenia felina; raiva; rinotraqueíte.
Algumas dessas doenças como a cinomose apresentam taxas de contágio e de mortalidade altíssimas e, inclusive, algumas são zoonoses, como a raiva, e, portanto, podem passar para os seres humanos.
O correto é sempre checar com o médico veterinário para ele passar o protocolo adequado para o animal, já que não se pode vacinar animais com a saúde debilitada, ou que estejam passando por estresse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.