Jaboticabal estreia no Pint of Science

468

Jaboticabal fará sua estreia no Pint of Science em grande estilo e já tem uma super programação definida para as noites que vão misturar doses de conhecimento, de cultura e de lazer. Durante os três dias do festival mundial de divulgação científica, pesquisadores da cidade e da região vão conversar com o público sobre temas como saúde única, aquecimento global e empatia.
A proposta dos bate-papos, marcados para 14, 15 e 16 de maio, no restaurante Mamma Mia, sempre às 19h30, é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento. Será uma oportunidade dos moradores conversarem com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência.
“O maior evento de divulgação científica mundial agora chega a Jaboticabal, uma cidade que tem uma grande universidade e quem tem um povo ávido de conhecimento e de cultura. Trouxemos temas interessantes, que fazem parte do nosso dia a dia, neste vento gratuito e aberto a todos da comunidade”, diz o Pro. Dr. Guilherme Lucas, coordenador do evento no município.
Outros destaques deste primeiro ano de participação da cidade são a presença dos pesquisadores como a Prof. Dra. Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, que é a representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária junto ao Conselho Nacional de Saúde, e sua colega na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) – Unesp Jaboticabal, a Prof. Dra. Karina Burger, que vão abordar as questões que envolvem a saúde única, ou seja, as relações entre humanos, animais e meio ambiente e o que isto impacta na saúde. Os Profs. Drs. José Gilberto de Souza e Thiago Sanna Freire Silva, referências nas áreas de Geociências e docentes da Unesp Rio Claro, darão explicações sobre mudanças climáticas e farão uma abordagem ampla sobre o aquecimento global.
No último dia, o Prof. Dr. Guilherme Lucas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto, divide o espaço com o psiquiatra Dr. Vinícius Faria e com a psicóloga Eliete Cascaldi Sobreiro para discutir um tema fundamental: a empatia, que é a capacidade de colocar-se no lugar do outro ou reconhecer-se no outro. A abordagem será com enfoque neurocientífico, psiquiátrico e psicológico.
A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado. O evento em Jaboticabal conta com o apoio da Unesp, representada pelo Prof. Dr. Antonio Sergio Ferraudo, e também do jornal O Combate.
De Norte a Sul do Brasil, uma dose de conhecimento
O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.
No Brasil, país no qual o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, em São Carlos (SP), o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.