O mundo celebra o Dia do Trabalho

1108

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador? Não importa. O primeiro de maio é mundialmente dedicado ao trabalhador, independente da nomenclatura que a data leva em cada país. Uma unanimidade é que a data é momento de comemorar, uma vez que o trabalho só engrandece, e a história de celebrar começou em 1886. No dia 1º de maio de 1886, em Chicago (EUA), milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos EUA uma grande greve de trabalhadores.
Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta, provocando outros enfrentamentos com policiais. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista de 1889 criou o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
No Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde 1895. Porém, foi somente em 26 de setembro de 1924 que se tornou oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes. De 1930 a 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de “Dia do Trabalhador”.
Em Jaboticabal, o trabalhador também ganha presente. Na próxima segunda-feira, dia 30, véspera do feriado, a Prefeitura promove o Show do Trabalhador, que será na Estação de Eventos Cora Coralina, às 22 horas, com as duplas Ulisses e Moisés e Rick e Giovani. O evento, que comemora o 1º de maio terá como atração principal Rick, da dupla com Renner, e Giovani, ex-parceiro de Gian. Os dois se juntaram para a turnê Dois Corações e cantam seus grandes sucessos. O show principal será aberto pela dupla Ulisses e Moisés, cantores tradicionais na região. A entrada é franca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.