O setor canavieiro é tema de livro

267

“Expansão e mudanças tecnológicas no agronegócio canavieiro – Impactos na estrutura fundiária e na ocupação agropecuária no estado de São Paulo” é o título do novo livro que o professor José Giacomo Baccarin vai lançar, nesta segunda-feira, às 19h, no Kazbar (rua Rui Barbosa, 33), em Jaboticabal.
Com 275 páginas e publicado pela editora Unesp, o livro conta que “a partir de 1975, ocorre uma grande expansão da lavoura canavieira no estado de São Paulo e, no final da década de 1990, o início da mecanização das etapas de plantio e colheita da cultura. Com a expansão produtiva, elevou-se a concentração da posse da terra no estado, com mais de 64% de canaviais plantados em estabelecimentos agropecuários maiores que mil hectares. Nas empresas sucroalcooleiras paulista, o número de pessoas ocupadas nas atividades industriais cresceu proporcionalmente à produção setorial, mas foi reduzido para menos da metade o número dos trabalhadores empregados no corte de cana ou em outras atividades com menor exigência de qualificação profissional. Esses dados indicam que as transformações tecnológicas fizeram a atividade canavieira contribuir de modo negativo para a ocupação agropecuária paulista”. Segundo o autor, o livro estuda os efeitos dessa expansão na estrutura fundiária, apontar as causas da aceleração recente da mecanização das atividades de lavoura e, ao mesmo tempo, analisar seus efeitos sobre a ocupação canavieira e agropecuária no estado de São Paulo.
Baccarin é livre docente em Desenvolvimento Agroindustrial e Política Agrícola pela Unesp Jaboticabal; doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos; mestre em Economia Agrária pela USP; e graduado em Agronomia pela Unesp Jaboticabal. O autor foi prefeito de Jaboticabal, entre 1989 e 1992 e deputado estadual paulista entre 1995 e 1998. Escreveu também “Sistema de Produção Agropecuário Brasileiro” e “A Constituição da Nova Regulamentação Sucroalcooleira”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.