Eduque as crianças e se tornarão adultos responsáveis. O mesmo acontece quando o assunto é política. Participar de projetos que mostrem o universo dos adultos é uma boa oportunidade oferecida pela Escola do legislativo, da Câmara de Jaboticabal. As escolas que quiserem participar da edição 2018 têm até o dia 10 de setembro enviar as proposições selecionadas e o nome dos alunos que representarão suas escolas no projeto.
O tema para este ano é livre. Ao final do processo, os estudantes viajarão para São Paulo para conhecer a Assembleia Legislativa do Estado, bem como um ponto cultural da cidade, que, neste ano, assim como em 2017, será escolhido pelos alunos na segunda oficina do projeto.
O Parlamento Jovem (PJ) é um projeto apartidário da Escola do Legislativo voltado para alunos do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município. O objetivo é estimular a participação política dos adolescentes e fortalecer o processo democrático, além de mostrar na prática como funciona o Poder Legislativo, qual o papel do vereador, entre outros.
A Escola do Legislativo organiza o PJ anualmente, desde 2013, para alunos do 1º ano do Ensino Médio. O pontapé inicial é dado com as visitas nas escolas para esclarecimentos e informações quanto ao funcionamento do projeto. Neste ano, as visitas ocorreram em junho. Todas as escolas, públicas ou privadas, com Ensino Médio, podem participar.