Professora da FCAV é homenageada

330

Mais um ponto para a educação pública universitária do Brasil. E, melhor, de Jaboticabal. A docente do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)/Unesp Jaboticabal, Nilva Kazue Sakomura, zootecnista formada pela FCAV, mestre em Produção Animal também pela FCAV/Unesp, doutora em Nutrição Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, foi a homenageada da vez em um momento marcante para a Zootecnia do Brasil.
A Profa. Dra. Nilva Sakomura foi escolhida para ser homenageada com o prêmio “Luiz Alberto Fries” pelos serviços prestados à Zootecnia Paulista, em especial no Ensino e Pesquisa. Foi feito uma enquete realizada junto aos zootecnistas de todo Estado de São Paulo e referendada durante a 500ª Reunião Plenária Ordinária do CRMV-SP.
O zootecnista Luiz Alberto Fries é considerado um dos mais importantes zootecnistas do País. Ele contribuiu para o desenvolvimento e aprimoramento do Melhoramento Genético Animal, em espécie de bovinos e corte e seu nome, portanto, tornou-se título da homenagem mais importante da Zootecnia Paulista.
A entrega do prêmio aconteceu no dia 14 de maio, no II Encontro dos Zootecnistas do Estado de São Paulo, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP), em Pirassununga (SP).
O segundo prêmio foi pela Facta – Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas durante a Conferência Facta WPSA-Brasil 2019, realizada entre os dias 14 e 16 de maio, em Campinas. A Facta destaca um profissional da avicultura brasileira, valorizando o trabalho desenvolvido e sua atividade profissional, que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento do país e a formação técnica e ética de novas gerações de profissionais da avicultura industrial.
A Profa. Dra. Nilva realizou pós-doutorado no Centro de Excelência em Poultry Science, Fayettiville, Arkansas (EUA) e é pesquisadora do CNPq, além de atuar como coordenadora de área de “Agronomia e Medicina Veterinária” da Fapesp; é consultora Ad Hoc do CNPq e Capes; revisora científica de 16 revistas nacionais e internacionais; além de colaborar na elaboração da próxima edição do National Research Council (NRC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.