Qual a relação do exercício físico com uma boa noite de descanso?

397

Quantas vezes você já ouviu algum familiar, amigo ou conhecido mencionar sobre a dificuldade que tem para conseguir dormir, ou então, sobre o fato de acordar com frequência durante a madrugada? Estudos comprovam que a prática de exercícios físicos, associada a outras medidas, ajuda a resolver o problema. Ou seja, a prática de atividade física pode sim ser um ótimo coadjuvante para você e seu travesseiro fazerem as pazes definitivamente.
Há alguns anos, o exercício se tornou uma unanimidade na promoção da saúde e melhora da qualidade de vida, diminuindo os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas e atuando como fator-chave para aumentar a longevidade e os benefícios até para a qualidade do sono tem sido alvo de estudos.
O educador físico Marcelo Simielli cita que a curiosidade sobre os efeitos do exercício físico no padrão de sono tiveram início há mais de 40 anos. Heinzelmann e Bagley (1970) estudaram a capacidade de um programa de atividade física na promoção de comportamentos saudáveis. O treinamento ocorreu em 18 meses, utilizando de três sessões semanais de uma hora, onde os participantes relataram menor necessidade de sono, assim como um sono mais relaxado e restaurador.
Atualmente, os exercícios são reconhecidos pela American Sleep Disorders Association (Associação Americana para Transtornos do Sono) como uma intervenção não-farmacológica para a melhora do padrão de sono. Uma hipótese bem aceita é o fato de que o exercício pode acelerar o deslocamento de fase de alguns marcadores biológicos, como a liberação do hormônio melatonina, demonstrando assim uma relação direta com marcadores relacionados ao ciclo sono-vigília.
“Há 30 anos, Horne e Moore levantaram a hipótese de influência termorreguladora do exercício físico para a facilitação do sono. A hipótese termorregulatória se apoia na evidência de que o início do sono é disparado pela redução da temperatura corporal que ocorre circadianamente no início da noite”, disse Marcelo Simielli, completando que o exercício físico traz diversos benefícios com relação ao sono e permitir melhorias na qualidade de vida em todas as faixas etárias. No entanto, cuidados com relação á intensidade do exercício físico durante a noite são necessários para não intervir de forma negativa no sono.
Para que o resultado seja positivo, no entanto, vale a pena observar certos aspectos: desde que se procure manter certa regularidade, duração, exigência moderada e frequência semanal, é até saudável que as atividades físicas sejam variadas, evitando uma rotina monótona. O que deve ser evitado, por exemplo, é realizar atividades muito leves ou muito intensas, ou ainda realizar atividades por poucos minutos em um dia e compensar praticamente dobrando o tempo, no outro dia, para “compensar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.