Reciclar, reutilizar, doar: verbos que combinam com consumo sustentável

341

Abril foi o mês de comemorar a Terra e com ela a sustentabilidade e um dos temas mais debatidos foi o avanço da tecnologia e o futuro do planeta. De acordo com o relatório da Plataforma para Aceleração da Economia Circular (PACE) e da Coalizão das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico, o nível de produção de lixo eletrônico global deverá alcançar 120 milhões de toneladas ao ano em 2050.
A grande preocupação com os dispositivos que não são manuseados adequadamente ou não são reciclados é que eles geram uma quantidade significativa de poluentes ao meio ambiente e também para nós. Sendo assim, é preciso procurar por centros de reciclagem especializados nesse descarte (em Jaboticabal fica no paço Municipal) ou doar os aparelhos sem uso, sem, no entanto, esquecer de apagar todos os dados pessoais contidos em aparelhos como celulares e notebooks.
Os especialistas dão a dica: salve seus dados com segurança. É importante fazer uma cópia de backup de todos os arquivos que você deseja manter antes de formatar o dispositivo. Alguns dispositivos chegam até a sincronizar automaticamente os dados na nuvem, portanto, contatos, fotos e outras informações devem ser encontrados em contas do Google/Apple.
Não é suficiente excluir arquivos e pastas pessoais no seu PC na seção “Meus documentos”. Você também deve excluir favoritos, senhas, cookies e histórico de navegação, bem como contas de e-mail e serviços de mensagens instantâneas presentes em aplicativos como o Outlook, Skype e afins.
É essencial remover fisicamente todos os cartões contendo dados. Não é suficiente colocar todos os documentos em seu PC na lixeira e pressionar o botão “Esvaziar a lixeira” para excluir permanentemente todos os arquivos. O mais apropriado é usar uma ferramenta confiável projetada para a eliminação permanente dessas informações.
Outra dica é restaurar o dispositivo móvel para as configurações de fábrica. No manual de instruções, você certamente descobrirá como executar esse passo. Você deve selecionar todas as opções para excluir informações. Doe, mas proteja sua privacidade e seus dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.