Sonhos realizados por meio de investimentos em educação

326

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, publicados em 2018, apontam que 25,1 milhões das pessoas de 15 a 29 anos de idade não alcançaram o ensino superior completo, não estavam estudando ou qualificando-se em 2017. Entre os motivos listados, a falta de condições financeiras para pagar as despesas com o estudo foi alegada por 9% dos homens e por 12% das mulheres.
Roberta Araújo, hoje técnica em enfermagem atuante em um grande hospital em Ribeirão Preto (SP), fazia parte das estatísticas do país que apontaram a falta de recurso para investir em conhecimento e, por meio de uma bolsa de estudos ofertada pelo Senac Jaboticabal, ela pôde mudar essa realidade e conquistar a profissão desejada.
O sonho de trabalhar na área da saúde ajudando as pessoas já acompanhava a ex-aluna desde o ensino médio. Em 2012, quando ainda se dedicava apenas às tarefas do lar, Roberta conseguiu iniciar a caminhada profissional com uma capacitação gratuita de Recepcionista ofertada pelo Senac. Ela conta que, por meio do curso, aprendeu a lidar com pessoas e a ser mais atenciosa no trato humano, habilidade que, mais tarde, somaram na profissão atual, uma vez que a enfermagem exige um olhar mais cuidadoso com as pessoas.
“Foi durante o curso de Recepcionista que soube da oportunidade ofertada pelo Programa Senac de Gratuidade para o Técnico em Enfermagem. Em 2013, o curso caiu como um presente em minha vida aos 26 anos, e foi aí que iniciei a caminhada para conquistar meu sonho”, explica Roberta. O Senac Jaboticabal liberou, somente em 2018, mais de 1.500 bolsas em diversas áreas de atuação.
Para alcançar o diferencial na profissão, a ex-aluna da unidade conta que logo no início do curso buscou por um estágio para colocar em prática o que aprendia em sala de aula. “Foi durante as aulas que tive o primeiro contato real com pacientes. Além do estágio previsto na grade curricular, atuei em períodos extras para melhorar a prática da profissão. Essa vivência e a bagagem teórica adquirida em sala de aula me proporcionaram a certeza que estava apostando corretamente e que chegaria a uma carreira de sucesso”, explica.
Roberta já saiu do curso de enfermagem empregada e atua há três anos como técnica; tornou-se protagonista da própria história e conseguiu mudar a vida financeira da família. “Investir em conhecimento trouxe a oportunidade para alavancar a renda familiar e conquistar minha casa própria. Agora podemos viver nossos sonhos.” E não para por aí. A história da família de Roberta está prestes a mudar mais uma vez graças a educação.
“Depois de acompanhar toda minha trajetória profissional, meu marido também decidiu entrar para área de enfermagem e iniciar uma qualificação no Senac. Dessa forma, vamos poder traçar novos planos para nossa família e proporcionar um alivio maior no planejamento financeiro. Sou muito grata ao que o Senac me proporcionou”, ressalta Roberta.
“É por meio da metodologia baseada em projetos reais e do desenvolvimento de visão empreendedora que conseguimos proporcionar independência aos alunos para construírem carreiras sólidas e mudarem a realidade vivenciada”, afirma Wellington Argolo, gerente do Senac Jaboticabal. A unidade de Jaboticabal tem vários cursos técnicos e sempre abre vagas com bolsas de estudo. Para informa-se, basta ficar de olho no site do Senac e acompanhar o O Combate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.