Terminou ontem o prazo para limpeza e organização do Cemitério Municipal para o Dia de Finados

320

Amanhã é Dia de Finados e já está praticamente tudo pronto no Cemitério Municipal para receber quem vai celebrar seus mortos. A Prefeitura de Jaboticabal promoveu a limpeza das áreas comuns e as famílias cuidaram dos túmulos de seus entes queridos. As equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços fizeram reparos nos muros e cuidaram da jardinagem. Já os serviços de pinturas particulares foram feitos até o dia 28 de outubro, domingo passado. Os serviços de revestimento e reparos em geral também foram permitidos até esta data. Já a lavagem dos túmulos e ornamentação estava permitida até ontem, dia 31 de outubro, embora hoje o Cemitério Municipal permaneça aberto para os familiares checarem os últimos detalhes.
As missas em função do Dia de Finados no Cemitério de Jaboticabal serão celebradas às 7h, 9h, 15h e 17h.
A administração do Cemitério tem sido rigorosa com o horário de funcionamento do local, em função dos atos de vandalismo e dos furtos que acontecem ali. Placas de metal, vasos de flores e outros adereços frequentemente são furtados. A Prefeitura mantém um vigia noturno, além dos funcionários que trabalham no Cemitério durante o dia.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos não informou se serão tomadas outras providências (contratação de mais vigias, monitoramento ou uma alternativa para coibir os furtos).
Dia de Finados
Também chamado de Dia dos Mortos ou Dia dos Fiéis Defuntos, o Dia de Finados data de séculos, quando em antigas tumbas e lápides podiam se encontrar grafismos com orações para aqueles que estavam enterrados.
No século V foi separado um dia para orar pelos mortos que não eram mais lembrados e para os quais ninguém mais rezava. Mas foi no Século XI, durante o pontificado do Papa Leão IX, que foi criado um dia onde todos os fiéis deveriam orar aos finados. A data de 2 de novembro seria estabelecida durante o século XIII, pois é logo após o dia de todos os santos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.