Você sabe como reagir bem ao ser contrariado?

312

Dizem que tem gente que tem o limiar de frustração muito baixo, mas o que se observa mesmo é que a maioria das pessoas não gosta de ser contrariada. O filósofo Fabiano de Abreu, em entrevista ao O Combate, disse, no entanto, que a contrariedade também tem o seu lado positivo e pode ser pedagógica. “Ensinar que não somos soberanos e que nem tudo tem de dobrar-se diante de nossa ‘magnífica’ vontade. Algumas pessoas possuem uma grande dificuldade em aceitar opiniões diferentes, não admitem ser contrariadas e se ofendem quando suas ideias não são aceitas. A essas pessoas, falta humildade intelectual, que está relacionada ao fato de não saberem ouvir o ‘não”, uma palavra negativa, que é a chave para um conhecimento que trará coisas positivas”, diz.
Para ajudar você a reagir da melhor maneira possível ao ser contrariado e assim conseguir obter os benefícios da diversidade de ideias, Fabiano enumera quatro dicas, que, segundo ele, são mais do que uma orientação para reagir bem diante de críticas negativas: ensinam a extrair valiosos aprendizados.
1- Quando somos confrontados, a ofensa é opcional
Para aprender a ouvir uma negativa ou uma contraposta à ideia que, a princípio, achávamos genial, devemos nos manter abertos e ter humildade para receber novos conhecimentos. Quando nos permitimos ouvir as opiniões contrárias, sem nos ofender com o que nos foi dito, conseguimos crescer emocionalmente. Isto é necessário para que possamos avaliar as nossas ideias e objetivos. Assim seremos mais abertos e modestos na vida, sem a pretensão de acreditar que nossa visão e posição devem ser sempre únicas e absolutas.
2- Pare de impor as suas ideias. Seja mais humilde
Não saber ser contrariado afeta problematicamente pontos cruciais da nossa vida, no pessoal e no profissional. No ambiente de trabalho, se a pessoa é uma funcionária e não sabe lidar com críticas e demandas, ela com certeza passará a ser mal vista pelos colegas. Dentro de um relacionamento afetivo, a pessoa que não aceita ser contrariada vive impondo suas vontades, e geralmente escolhe parceiros inibidos, fracos e submissos, até para não precisarem ceder. Quem não sabe ouvir opiniões perde muitas oportunidades de aprender com os colegas e com os seus superiores. Aprenda a ter humildade intelectual. O hábito constante de impor e sobrepor a sua ideia a dos outros é considerado repugnante por muitos e te afasta das pessoas, tanto no ambiente de trabalho como na vida. Aprenda a escutar. Una isso a boa vontade, e todos perceberão que a convivência com você se tornou mais agradável. Você só tem a ganhar com isso.
3- Ouça mais para errar menos
O problema maior em uma pessoa que não aceita ser contrariada é que ela constantemente comete erros por ignorar o que o outro diz, ou por excesso de autoconfiança. Contudo, para justificar os seus fracassos, ela coloca a culpa nos outros, justamente porque não admite falhas e porque também não escuta as pessoas. É importante ouvir mais para errar menos. Sabemos que devemos aprender com as falhas para crescer, que não há vitória, sem derrota e que é com a experiência que alcançamos o sucesso.
4- Use a razão para a auto-avaliação antes de dar lugar às emoções.
Pare e pense: se estão te contrariando algum motivo existe. Ou você está errado e deve parar e analisar suas atitudes, ou o outro está errado. Mas você só saberá isso, se você abrir-se, escutar, parar e refletir sobre tudo que foi dito. Permita-se discutir e expor os seus pontos de vistas, mas respeite também os pontos de vistas dos outros de forma lógica, racional e paciente. Não é fácil, mas faz parte. Atitudes imaturas e intransigentes causam muitos danos. Por isso, aceite que está na hora de ser mais maleável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.