Volta às aulas: como montar uma lancheira saudável

317

Falta pouco para as férias acabarem e já tem pais de cabelo em pé pensando no que o filho vai levar de lanche para a escola. Com o retorno das atividades escolares, voltam às dúvidas na hora de montar o cardápio da criançada. Crianças em idade escolar muitas vezes manifestam suas vontades alimentares e algumas torcem o nariz para frutas, verduras e legumes. A missão é fazer com que os pequenos troquem as guloseimas, como salgadinhos, bolachas, refrigerantes e balas por alimentos mais saudáveis e nutritivos.
A nutricionista Cristiane Botelho explica como preparar uma lancheira saudável, mas sem perder o sabor. “Para montar uma lancheira saudável a dica principal é variar e usar a criatividade. Incluir um carboidrato (ão, bolacha, bolo ou cereal), uma fruta e um lácteo. Procure variar as opções ao longo da semana, isso incentiva a criança a comer com mais prazer. Outra dica bacana é convidar a criança para ajudar a montar a lancheira e pedir, por exemplo, para ela escolher qual fruta quer comer naquele dia, ou qual sabor de suco deseja, dentro das opções disponíveis. Desenvolver a autonomia dos pequenos nessa hora, vai estimular o consumo do produto escolhido para levar para escola e vai contribuir para que eles se tornem adultos com hábitos alimentares mais conscientes”, disse Cristiane.
Alegando a praticidade, muitas famílias acabam optando por alimentos industrializados. Nesse caso, a dica é que se façam escolhas mais inteligentes, optando por alimentos nas versões assadas, integrais e com menos teor de sódio e açucares. Água de coco e suco de uva integral (vendidos em garrafas de vidro no supermercado) são opções. “Lembrar sempre de mandar uma garrafa de água na mochila também é muito importante. Com pequenas trocas, é possível seguir uma alimentação equilibrada, que refletirá em mudanças para toda a vida e em um crescimento saudável”, completa Cristiane.
A nutricionista Amanda Bellodi Gerbasi vai além: é preciso ter uma fonte de proteína nesse lanchinho. “Muita vezes vemos as mães montando lanchinho somente com fontes de carboidrato (pão, bolacha, bolo). Quando a criança ou o adulto come grande quantidade de carboidrato ou somente carboidrato na refeição, ela tem um pico de insulina e logo uma queda. Com isso aparecem os sintomas de sonolência, cansaço, prostração. Por isso não esquecer da fonte proteica é tão importante. Escolha ovos cozidos ou de codorna, queijos, iogurte, tapioca de atum e de frango desfiado são boas dicas”, sugere Amanda.
Outro nutriente que, segundo ela, deve estar presente são as gorduras boas. “Elas são fundamentais para o raciocino, como as castanhas, abacate e coco fresco, que são ótimas opções de lanchinhos. Para variar as frutas também pode levar algum vegetal ou legume, como cenourinha palito com um molhinho de iogurte, um potinho com queijo picado, tomate cereja e orégano. Variar a oferta dos nutrientes é fundamental para uma boa nutrição dos pequenos”, concluiu Amanda.
As nutricionistas comentam que no caso dos sucos de frutas prefira os que possuem menor velocidade de oxidação, como melancia, acerola, abacaxi, mamão, goiaba e maracujá. Com o tempo, os sucos naturais podem perder uma parte das vitaminas, mas, ainda assim, é mais saudável que as versões de caixinhas.
Para evitar que iogurtes e lácteos estraguem, o produto deve ser mantido no freezer por algumas horas, até começar a congelar. Depois disso, retirar do freezer um pouco antes da criança ir para a escola e colocar na lancheira. Dessa forma, até a hora do recreio, o produto estará descongelado e fresco para o consumo.
Quando o assunto são os patês, para deixar a receita mais saudável recomenda-se o uso de ricota, queijo tipo cottage ou cream-cheese como base. O alimento escolhido deve ser batido no liquidificador com cenoura, atum, salsa ou outro ingrediente de preferência da criança. Esse alimento pode ser guardado na geladeira, em um pote com tampa, e usado para rechear pães, que podem ser embrulhados com papel filme ou alumínio. A durabilidade média é, normalmente, de três ou quatro dias.
Petiscos também costumam fazer a festa da criançada: mix de castanhas, cereais sem açúcar ou frutas desidratadas. É prático e nutritivo. Basta manter em potes ou saquinhos. Opções saudáveis não faltam. O caminho é incluir a criança no planejamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.